Por que meu cão está lambendo tanto as patas?

Por que meu cão está lambendo tanto as patas?

Compartilhe agora mesmo!

Por que meu cão está lambendo tanto as patas?

Sabe aquele comportamento em que o cachorro fica lambendo e roendo as patas? Pois é, isso é bem comum e pode ter várias causas.

Se você tem notado que o seu cãozinho está lambendo as patas com muita frequência, significa que tem algo que o está incomodado muito. Geralmente, os cães limpam as patas uma vez por dia ou depois de ficarem muito sujas lá fora, mas se o seu está excedendo isso, pode ser um sinal de alerta.

Além de lamber, pode ser que você note o seu cãozinho mordiscando ou esfregando as patas no tapete. As patas podem parecer mais úmidas do que o normal ou ter pelos ficam endurecidos por causa da saliva. Até mesmo a cor do pelo pode mudar, de branco ou creme para rosa.

Mas não se preocupe, porque existem várias causas possíveis para esse comportamento e nem todas são sérias. Claro que é sempre bom levar o seu cãozinho ao veterinário para uma avaliação, mas pode ser que ele só esteja com alguma coceirinha ou mesmo entediado e precisando de mais atenção. O importante é ficar de olho e não deixar que o comportamento se torne um problema sério para o seu amigão de quatro patas.

Falaremos agora sobre as 10 principais razões pelas quais você provavelmente verá o seu cãozinho lambendo as patas e também descobrirá quando é hora de levá-lo ao veterinário.

Patas Sujas

É normal que os cães lambam as patas como parte de sua rotina de limpeza. Apesar de não serem tão obcecados por limpeza como os gatos, os cães ainda gastam algum tempo se cuidando, especialmente quando se trata de um lugar como as patas, que são especialmente propensas a ficarem sujas.

Se você acabou de chegar de uma caminhada molhada ou lamacenta, ou se passou por estradas com gelo ou sal, é provável que seu cão esteja lambendo as patas para remover todas as marcas de sujeira e irritantes entre as almofadas, sob as unhas e no topo dos pés. Você pode ajudar seu cão a se sentir mais confortável após uma caminhada lavando suas patas. Chuveiros solares fornecem água morna de graça ou encher uma bandeja profunda, como uma bandeja de jardim com água morna e sabão e pedir que ele ande através dela também pode ajudar.

Alergias

A alergia faz com que os cães sintam coceira nas patas através de um caminho complexo. Primeiro, as células imunes estão de olho em bactérias e corpos estranhos, reconhecem o alérgeno e liberam uma proteína mensageira chamada IL-31. Isso é captado por um receptor especializado e inicia uma reação em cadeia que aciona os nervos para transferir a mensagem para o cérebro.

O cérebro então diz ao cão lamber a coceira. O problema é que quanto mais eles lambem, mais a pele é danificada, permitindo que mais alérgenos entrem no corpo, onde iniciam a reação em cadeia novamente. O uso de um shampoo formulado para pele sensível pode muitas vezes ajudar a resolver problemas comuns de coceira.

Cães com alergias frequentemente também têm infecções de ouvido e podem ter sintomas que vêm e vão dependendo da estação ou sintomas que são constantes se a alergia for algo em sua comida. Outros sintomas podem incluir coceira em outras partes do corpo, infecções de pele recorrentes e fezes moles.

Alergias podem ser realmente complicadas de diagnosticar, e existem muitos testes e opções de tratamento diferentes por aí, então pode levar um tempo para descobrir o que está incomodando seu cão. Se você suspeitar que alergias possam estar afetando seu cão, deve discutir isso com seu veterinário para que possam trabalhar juntos na melhor abordagem. Certas raças são mais propensas a problemas de pele, como os Bulldogs Ingleses e os Pitbulls.

Artrite

É possível que seu cachorro esteja lambendo as patas por causa da artrite. Embora seja menos comum do que algumas das outras causas de lambida excessiva nas patas, lamber articulações doloridas é um sintoma conhecido da artrite. A artrite afeta um em cada cinco cães adultos e é muito mais provável em seu peludo se eles já tiveram uma lesão anterior na articulação ou estão acima do peso. Por isso, é sempre importante manter seu cãozinho em um peso saudável e buscar tratamento adequado com seu veterinário se você suspeitar que ele possa estar sofrendo de artrite.

Outros sinais de artrite podem incluir mancar, mudança no andar, rigidez após o repouso ou mudanças de comportamento. Se você perceber algum desses sinais, é melhor marcar uma consulta com o veterinário. Diagnosticar a dor artrítica pode ser difícil. O veterinário pode querer fazer um raio-x ou sugerir um tratamento de alívio da dor para ver se há alguma melhora na lambedura do seu cão quando ele está sob medicação.

Ansiedade

Assim como os humanos, os cães podem ficar ansiosos. E assim como nós, às vezes eles se envolvem em comportamentos repetitivos e calmantes para ajudá-los a lidar com a ansiedade. Se você perceber que seu cachorro está lambendo as patinhas em situações estressantes, como quando outros cachorros estão presentes, quando estranhos vêm à casa ou em uma tempestade, a ansiedade pode ser a causa de tantas lambidas. Claro, é muito difícil diagnosticar a ansiedade em cães com precisão, mas se eles responderem bem aos medicamentos ansiolíticos, é provável que essa tenha sido a causa da lambida excessiva nos pés.

Tédio

Assim como os humanos, os cachorros também podem ficar entediados. E, como nós, eles às vezes se envolvem em comportamentos repetitivos e calmantes para ajudá-los a lidar. Se você perceber que seu cão está lambendo as patas em situações entediantes, como quando está sozinho por muito tempo ou em um ambiente sem estímulos, o tédio pode ser a causa do excesso de lambidas nas patas. Certamente é importante oferecer muitos brinquedos e atividades para manter o cão entretido e evitar que ele desenvolva comportamentos destrutivos ou repetitivos.

Se você percebeu que seu cachorro começou a lamber as patas desde uma mudança em casa, especialmente se isso resultou em menos atenção, menos passeios ou se você estiver fora com mais frequência, pode ser por causa do tédio. Tente fornecer brinquedos e jogos que possam ser jogados independentemente e veja se a lambida para. Se não, é possível que se tenha desenvolvido em um hábito, o que é muito mais difícil de parar. Sprays amargos podem ser necessários para quebrar o hábito, mas devem ser usados apenas depois que outras causas forem descartadas por um veterinário.

Cistos ou Tumores

Interdigitais cistos são pequenos caroços que aparecem entre os dedos dos cães de meia-idade a idosos. Outros crescimentos podem aparecer nos dedos e almofadas das patas. Todos eles podem causar desconforto e, portanto, lamber a área. Os cistos interdigitais começam devido a uma combinação de fatores que causam inflamação na pata e na almofada. Uma infecção secundária começa e pequenos “cistos” aparecem. Eles são áreas vermelhas e inchadas, geralmente entre os dedos, e causam uma repetição de lamber a área afetada.

Histiocitomas são tumores benignos bastante comuns em cães jovens, mas podem ser irritantes, especialmente se aparecerem nos pés. Eles aparecem como inchaços vermelhos, elevados e circulares e geralmente desaparecem por conta própria. No entanto, eles não devem ser confundidos com tumores de mastócitos, por isso é melhor fazer o teste com um veterinário.

Tumores de mastócitos também aparecem com frequência nos pés. Esses caroços desagradáveis podem causar grandes problemas e se parecem muito com histiocitomas. Eles geralmente causam um pouco de coceira e podem explicar por que seu cão está lambendo as patas.

Lesão na Unha

Não é incomum que os cães machuquem suas unhas, especialmente se elas estiverem muito compridas. A lambedura repentina da pata pode ocorrer com uma unha rasgada – isso é muito doloroso, então tome cuidado ao examinar as patas do seu cão. Você pode notar que a unha está em um ângulo anormal ou há sangue no pelo do seu cão. Eles devem ser levados ao veterinário para aparar a unha e podem precisar de antibióticos, especialmente se já estiverem lambendo por um tempo. É comum que novos proprietários de cães machuquem as unhas dos seus cães ao cortá-las pela primeira vez, porque acabam cortando a parte viva da unha. Por essa razão, recomendamos o uso de uma lixa de unha para limitar a possibilidade de lesão na unha.

Se as unhas do seu cão parecerem propensas a lesões, eles podem estar sofrendo de uma doença chamada Onicodistrofia Lupoide Simétrica (SLO), que é uma doença autoimune que afeta as unhas. Os cães afetados têm unhas dolorosas e propensas a quebrar e quebrar novamente. Eles são muito doloridos ao toque, então tome cuidado ao examinar as patas do seu animal de estimação se suspeitar que o SLO possa ser um problema para o seu cão. Se você estiver preocupado com o SLO, deve discutir suas preocupações com seu veterinário, pois ele requer tratamento para reduzir a dor.

Infecção Bacteriana

As unhas, dedos e patas entram em contato com todo tipo de bactérias e leveduras diariamente. Na verdade, eles têm um número “normal” de bactérias e leveduras que vivem na pele e não causam danos. No entanto, se o sistema imunológico estiver comprometido (talvez devido a outra doença ou distúrbio endócrino como a doença de Cushing), a flora normal pode crescer descontroladamente e causar doenças. O mesmo pode acontecer se pequenos arranhões na pele do seu cão permitirem que a infecção entre. Assim como com as alergias, quanto mais o seu cão lamber a área, mais eles vão danificar a superfície da pele, permitindo que a infecção se espalhe. Embora uma infecção única no pé possa ser tratada com antibióticos ou lavagens antifúngicas, infecções repetidas devem ser investigadas para encontrar a causa subjacente.

Demodex

A infestação de demodex é causada pelo ácaro Demodex canis, que vive nos folículos capilares dos cães. Embora muitos cães nunca apresentem sinais de demodex, na verdade, ele vive na pele da maioria dos cães em pequenas quantidades. Como uma infecção bacteriana ou fúngica, problemas com demodex surgem quando o sistema imunológico está comprometido. Isso pode ser devido a drogas ou doenças, embora o demodex seja mais comum em animais jovens que ainda não amadureceram seu sistema imunológico. É transmitido da mãe para os filhotes por contato e os cães geralmente apresentarão sinais antes dos 12 meses de idade. A maioria dos cães com demodex não coça muito e, em vez disso, têm perda de cabelo. No entanto, se o demodex se espalhar, pode se tornar mais irritante e não é incomum encontrar cães com sarna demodécica grave em suas patas.

 

Se você notou que o seu cão está lambendo as patas com frequência, é importante levar isso a sério. Muitas das causas dessa atividade podem causar dor ou coceira, o que significa que ignorá-la pode estar causando sofrimento ao seu cão. Além disso, lamber as patas pode danificar a pele, tanto devido à abrasividade da língua quanto ao excesso de umidade no nível da pele, o que pode causar crescimento excessivo de bactérias ou fungos e infecções. Quanto mais o seu cão lamber, mais danos ele causará e pior será o problema. Portanto, é sempre recomendado que você leve o seu cão ao veterinário se notar um comportamento de lambedura excessiva nas patas.

Se você notou que o seu cão está lambendo as patas com frequência, é importante levar isso a sério. Muitas das causas dessa atividade podem causar dor ou coceira, o que significa que ignorá-la pode estar causando sofrimento ao seu cão. Além disso, lamber as patas pode danificar a pele, tanto devido à abrasividade da língua quanto ao excesso de umidade no nível da pele, o que pode causar crescimento excessivo de bactérias ou fungos e infecções. Quanto mais o seu cão lamber, mais danos ele causará e pior será o problema. Portanto, é sempre recomendado que você leve o seu cão ao veterinário se notar um comportamento de lambedura excessiva nas patas.

Infelizmente, somente o seu veterinário pode ajudá-lo a descobrir o que está fazendo seu cão lamber as patas. Eles podem ser capazes de descobrir rapidamente após uma conversa com você e uma verificação das patas do seu cão. Recomendamos que você marque uma consulta com seu veterinário para discutir suas preocupações. Lembre-se de que quanto mais cedo você levar seu cão ao veterinário, mais cedo eles poderão começar o tratamento e aliviar qualquer desconforto que seu cão possa estar sentindo. Cuide bem do seu amigo peludo!

Compartilhe agora mesmo!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!